4 Dias em Paris | Maio
Como tive muitas reacções positivas à minha ultima publicação sobre turismo, decidi fazer mais uma sobre uma viagem que fiz no inicio do ano.
Bom o motivo da viagem a Paris, era ir ao concerto das Blackpink, mas depois de duas madrugadas falhadas para comprar os bilhetes, decidimos ir na mesma e aproveitar para visitar a Disneyland Paris (que se calhar faço uma publicação à parte, para me dedicar a todos os detalhes!)
Pela primeira vez tive uma viagem turística só com amigas e não consigo descrever o quão brutal é!
Como tive muitas reacções positivas à minha ultima publicação sobre turismo, decidi fazer mais uma sobre uma viagem que fiz no inicio do ano.
Bom o motivo da viagem a Paris, era ir ao concerto das Blackpink, mas depois de duas madrugadas falhadas para comprar os bilhetes, decidimos ir na mesma e aproveitar para visitar a Disneyland Paris (que se calhar faço uma publicação à parte, para me dedicar a todos os detalhes!)
Pela primeira vez tive uma viagem turística só com amigas e não consigo descrever o quão brutal é!
Como sempre pesquisamos e procuramos sobre tudo o que queremos visitar e acabei por conciliar os mapas todos e fazer um pseudo guia por dias...mas digo-vos já, há locais que não vale a pena e poderíamos ter aproveitado para outras coisinhas, por isso vou vos mostrar um guia de 4 dias mais bem organizado que o meu!
Onde Ficar
Como podem ver no Mapa, a marquinha rosa era o nosso hotel que ficava perto da zona da Gare du Nord (Estação principal) entre Montmatre e a Notre Dame, que na verdade é sempre a zona onde fico, apesar desta vez termos ficado um pouco mais distantes do centro, mas tínhamos imenso comercio à nossa volta, restaurantes e a Gare de l´Est que tinha todos os transportes para apanharmos, apesar de termos feito 90% a pé!
✎ Mas aconselho a ficarem sempre perto de uma estação central por causa do aeroporto, é algo que tenho sempre em consideração, como chegar e como ir embora, não quero perder aviões nem me perder pelos transportes!
Grand Hotel de Paris, é um pequeno hotel, baratinho, limpinho e c/ WC privado, mas escolhemos não pagar pequeno almoço pois já ficava caro (acho os pequenos almoços imensamente caros para a qualidade!). Ao lado do hotel tínhamos um típico café francês c/ esplanada onde tinha menus acessíveis de pequeno almoço e era tudo fresco.
Primeiro Dia - Video
Chegamos ao aeroporto de Orly e conseguimos apanhar o Bus para a Gare du Nord (caso não consigam comprar o bilhete peçam ajuda a um segurança ou algum staff que lá esteja, estão 100% habituados) e depois o metro para a Gare de l´Est para o nosso hotel, essa viagem foi cerca de 1h45 e custou por volta de 9/10 euros.
Nesse dia, decidimos tentar a nossa sorte e visitar o Louvre da parte da tarde, andamos sempre com o nosso GPS ligado e ainda passamos por uma manif de coletes amarelos mas foi tranquilo.
Felizmente entre as 15/16 horas o Louvre não tem muitas filas (mas tambem nesse dia ainda choveu bastante).
Depois do Louvre fomos à pastelaria onde a Coco Chanel bebia o seu chocolate quente e comia o seu croissant - ANGELINA Paris depuis 1903. Aconselho vivamente, apesar das filas, mas quanto mais pequeno for o grupo melhor, passam sempre à frente, consoante as mesas livres. Apesar de ao final da tarde já haver poucos doces para escolher o menu tem imensas coisas deliciosas.
✎ Mas caso não queiram ficar na fila, à porta tem sempre um carrinho a servir o famoso chocolate quente!
Como anoitece bastante tarde em Paris, decidimos caminhar até ao Moulin Rouge, entretanto pelo caminho conseguem ver lojas como Laduree, Tiffany, Academie Nationale de Musique, Repetto com as suas maravilhosas montras e claro demos um saltinho as Galeries Lafayette espreitar a disney store e claro a plataforma suspensa para vermos os maravilhoso tecto das Galerias.
Apesar do tempo todo gasto, ficamos a saber que ✎ em Maio, só anoitece perto das 10h30 da noite!....conclusão não chegamos a ver o Moulin Rouge iluminado, mas aproveitamos à mesma para tirar fotos e andar pelas lojas!
Segundo dia - Video
No seguindo dia fomos em direcção a Montmatre, apanhamos o autocarro na Gare e paramos mesmo à frente da rua de comercio ainda cá em baixo e facilmente conseguimos ver qual o caminho correcto para a Basílica do Sacré-Coeur.
✎ Não vale a pena andarem no funicular, porque em portugal temos vários e um deles, penso que é o único da Europa que ainda trabalha como antigamente, a agua!
✎ Mas se quiserem dar uma voltinha num carrossel o da Basílica é mais barato dos que os que estão perto da Torre Eiffel.
✎ A basílica é gratuita por isso podem apenas colocar-se na fila e não fiquem preocupados, porque é uma fila que anda muito depressa!
Subindo Montmatre, conseguem encontrar as ruas mais artísticas de Paris, pintores atras de pintores, que mostram o seu talento no meio de esplanadas de restaurantes cheias de turistas (restaurantes que são quase como tourist traps)
✎Mas sempre me falaram da La Maidon Rose um cafe restaurante, mas quando lá passamos, era dia de folga, por isso o melhor é sempre pegarem em algo que possam comer enquanto passeiam.
E foi aqui que tudo correu mal nesse dia, tentamos ir as catacumbas de Paris, antes de lermos bem sobre os bilhetes. Ficamos duas horas na fila e para nada....se tivéssemos comprado os bilhetes antecipadamente poderíamos marcar dia e hora, conclusão gastamos imenso tempo e na verdade podíamos ter ido facilmente essa tarde visitar o Palácio de Versailles!
✎ Aconselho a irem visitar o Palácio numa das metades do dia e depois fazerem o que quiserem no resto, pois desperdiçamos imenso tempo e ficamos sem ver algo que 100% valia a pena!
Acabamos por sair da fila e irmos tirar umas fotos para a Rue Crémieux, que apesar de ser bonita e as fotos do instagram nos encherem os olhos, novamente é uma perda de tempo, as fotos ficaram giras, mas acreditem, não valem a pena ir lá de propósito.
Após isso decidimos então ir visitar a Notre Dame e ver a reparação, infelizmente nem conseguimos ver a fachada da frente, mas não está tão danificada como parecia pelas fotos e vídeos!
Acabamos o dia a procurar imensos restaurantes onde pudessem servir .... escargot, encontramos mas não vale a pena aconselhar, porque em Paris, encontrar um bom restaurante é como procurar uma agulha no palheiro, eles só são bons em pastelaria e padaria acreditem!
Quarto dia - Video
Este ultimo dia guardei para a Torre Eiffel, Trocadéro, Museu de Orsay, Champs-Élysées e Arc de Triomphe, apesar de saber que vinha uma tempestade a meio do dia.
Tomamos o pequeno almoço no nosso café favorito e seguimos directamente de metro para a Torre Eiffel. Infelizmente a torre está toda cercada por vidros, redes e tem agora um controlo de malas e metais para nós entrarmos para a recinto, ✎ mas decidimos apenas passear por ela e tirar fotos, pois escolhemos subir ao Arc de Triomphe em vez de à Torre Eiffel, pois à noite é mais bonito ver a torre a brilhar por toda a cidade.
Aproveitamos a manhã de sol para tirar todas as fotos possíveis e imaginarias e começamos a caminhar para o Museu de Orsay, visitando claro as pontes mais emblemáticas de paris pelo meio - Pont Alexandre III, no museu não podem esquecer de visitar no piso superior os seus relógios e claro a exposição de Van Gogh.
✎ Não sei se sabem, mas praticamente todos os museus e monumentos tem uma tarifa especial para jovens da união europeia, menores de 23 não pagam em museus e tem tarifas reduzidas em praticamente todos os museus! É de aproveitar (eu aproveitei nos anos anteriores!).
Como podem reparar nas minhas viagens, acabamos por caminhar imenso, o que ás vezes nos faz perder muito tempo, mas também podemos ver e conviver com o ambiente da cidade e descobrir cantinhos maravilhosos. Passamos pelo Jardin des Tuileries, indo pela ponte dos "namorados" - Passerelle Leopold-sedar-senghor onde podem ver as centenas de cadeados, passamos pelo Grand Palais e fomos em direcção ao ✎ Champs Elysee e aconselho a estarem a passear calmamente pela avenida ao final do dia e a procurar um cafe com uma esplanada para descansarem as pernas, fazerem um xixi e claro carregar o telemóvel, pois temos de subir 284 degraus para o primeiro piso e mais 64 e poucos para o terraço do Arc de Triomphe
✎Posso dizer que a espera é um pouco chata, por anoitecer tão tarde, mas vale a pena captar as imagens da torre iluminada com a cidade toda em movimento e claro quando bate a hora certa a torre brilha para nós e é mágico, ainda me lembro a primeira vez que vi...tinha 5 anos! (foi em 1995), mas para mim é o melhor local para ver a cidade de Paris de noite.
0 comentários