3 Noites no Porto | Outubro
Venho hoje aqui falar um pouco das minhas mini férias no Porto e claro dar-vos umas dicas de como podem aproveitar pouqinhos dias nesta bela cidade.
Acreditem ou não, adorava ter um blog de dicas de viagem mas com o meu problema de escrita é sempre um desafio ter motivação suficiente para transmitir o que quero.
Para ser sincera eu sabia que iria chover maior parte dos dias, mas nem isso me deteve a fazer a minha mala com conjuntos bonitos para as fotografias que tinha planeadas.
Não sei quanto a vocês mas antes de ir de ferias, primeiro pesquiso o "imperdível" na cidade em questão, seguido de uma longa procura de fotografias e histórias dos locais que mais me interessaram e claro fazer a escolha do que quero fazer em cada dia (que nunca resulta hahahaha) consoante a meteorologia.
Em termos de transportes, desta vez acabámos por ir de carro ( e pagar todo o estacionamento possível...juro não há parques gratuitos lá!) e andar praticamente para todo o lado a pé, pois tudo o que queria ver era pertinho, máximo 3 ou 4 km e apesar da chuva, não estava frio nem vento.
Segundo dia
Para o segundo dia decidimos ir tomar o pequeno almoço no Hotel Torel AvantGarde 5*, pois eu queria tirar umas fotos na sala de estar maravilhosa deles, parecia que estava numa quinta para casamentos. O pequeno almoço foi delicioso, desde os sumos naturais, pão fresco, panquecas fofinhas shaped like a heart e a melhor omelete de ovos e queijo que comi na vida! Isto tudo acompanhado com uma vista lindíssima do Douro no lado de Gaia.
Perto do Hotel temos a Quinta da Macieirinha, onde podem andar por ruas de pedra até encontrar um jardim muito romântico, para piqueniques e com uma vista de abrir a boca, para a ponte da Arrábida e dai podem caminhar para o Palácio de Cristal (que está em obras) para irem visitar a imensidão de jardins à beira rio e os seus cantinhos secretos <3
Como o ponto forte destas ferias, era encontrar os melhores miradouros do Porto, lá fomos nós novamente para Gaia (adoro passar a ponte D. Luis I, cima, baixo, carro, metro...adoro) Demos uma volta pelo Jardim do Morro (que o meu namorado apelidou de Jardim dos Mortos), um jardim muito bem tratado, com WC gratuito, onde tem bar e claro entrada para o teleférico de Gaia. E claro demos uma voltinha pela igreja/mosteiro da Serra do Pilar, antes de irmos para o nosso próximo miradouro, o mais perigoso e difícil de encontrar.
Miradouro da Pedra, como muita gente me pediu a localização, vou desenhar no mapa, pois apesar e se ver pelo google maps, todo aquele local está em obras e já nao se consegue passar para lá tão facilmente, estando até a rua principal para a pedra, cortada com maquinaria pesada, mas isso nao significa que o pessoal desista.
Mas posso dizer que é dos sitios mais bonitos e calmos que já vi e até um casal coreano foi para lá fazer um piquenique (foi uma sorte, ele tirou-nos fotos e tudo!), mas continuo a aconselhar a Quinta da Macieirinha para um piquenique, é menos perigoso.
Tivemos de passar por um caminho cheio de lama e com marcas de derrocadas e quando chegamos à pedra, tivemos de saltar de um lado po outro e caso algum escorregue, a queda não é bonita....mas em cima da pedra é seguro!
Se há coisa que me puxou sempre para tirar ferias no Porto foi a sua zona ribeirinha, passear perto do rio, ver aquelas lindas pontes e a serra que dá lugar à cidade do Porto até ao anoitecer, sempre foi um sonho meu. Aconselho a passear pelas barraquinhas de artesanato, olhar para os barcos atracados e ainda tirar uma foto numa maquina vintage, para criar uma memória que durará mais que nós próprios.
Não podia faltar uma ida à roda gigante de Gaia, são 4€ cada pessoa e damos cerca de 4 voltas e com uma vista lindissima sobre todo o rio Douro e Porto.
Para jantar fomos ao meu local favorito de francesinhas, Tappas Cafe (que tem vários restaurantes espalhados) e para digestivo fomos ao Rooftop do Porto Cruz para provar vários vinhos do porto e desfrutar da noite estrelada.
Terceiro Dia
Aproveitamos a manhã para ficar na Guest House e desfrutar do nosso quarto enquanto arrumávamos as nossas malas tranquilamente.
Quando fizemos o check-out fomos a caminho da Foz do Douro para visitar as praias, mas quando lá chegamos encontramos uma horrível tempestade e apesar de termos passeado um pouco pela Pérgola da Foz, íamos voando, infelizmente também tivemos de riscar da nossa lista o passeio pelo parque da cidade do Porto e procurar algo mais interior para fazer.
Felizmente encontramos vários anúncios do SeaLife center, que é um género de oceanário (mais pequeno claro) que existe em varias cidades mundiais e decidimos visitar. Apesar do preço 13€, tínhamos possibilidade de entrar e sair do SeaLife durante o dia todo, dar comida aos tubarões, tartarugas e raias, visitar os pinguins que eram muito amigáveis e o mais espantoso....ver e tirar fotos no único túnel aquático português e foi um sonho realizado!
E assim acabamos a nossa escapadinha rápida pelo Porto!
Apesar de termos visitado poucos edifícios, esta visita foi mais para miradouros, gastronomia e muitas fotos!
O que ficou por ver:
Palácio da Bolsa
Igreja Monumento de São Francisco
Parque da Cidade do Porto
Cervejaria SuperBock
0 comentários