Hoje venho-vos falar de pasteis de nata.
No passado dia 28 de Janeiro, participei no workshop de pasteis de nata da Pastelaria Batalha - em Lisboa.
Mas Leonor, porquê um workshop para aprenderes a fazer pasteis de nata? Bom, porque não?...Eu e a Manon tínhamos um voucher no AIRBNB para usar e fomos procurar o que de melhor se podia fazer em Lisboa e as reviews desde workshop eram fantásticas!
Um Pouco da sua História e dos seus prémios (podem consultar mais informações no site)
Fundada em 1990, com um compromisso assente na tradição e qualidade, a Pastelaria Batalha está presente em três locais no distrito de Lisboa.
A Pastelaria Batalha, valorizando a arte dos seus antepassados, utiliza a antiga e original receita tradicional que passou de Mãe para Filha ao longo de quatro gerações.
O ano de 2016 foi particularmente grande para nós e difícil de igualar, isto porque conquistámos um total de 6 prémios. Medalha de Ouro para o Pastel de Feijão., 3º Melhor Pastel de Nata de Lisboa., 2 Estrelas no Great Taste com o Pastel de Feijão sem Glúten, Medalha de Prata para as Filhoses e Medalha de Bronze para as Rabanadas.
Já em 2017, não poderíamos começar de melhor maneira, o Dia de Reis trouxe-nos uma grande prenda, a conquista do título – Melhor Bolo Rei de Lisboa.
O que vos posso dizer sobre o Workshop, primeiro que fomos muito bem recebidos, tivemos direito a provar os pasteis que eles também lá fazem e claro conhecer um pouco da história destes bolos portugueses. Foi logo criando um ambiente muito positivo para o grupo se dar bem, ficamos a conhecer a história de cada pessoa que foi ao workshop e claro isso faz com que aquelas primeiras barreiras se desfaçam, com isto podemos ajudar uns aos outros a tirar fotos, vídeos, portanto...criar memorias uns com os outros!
O workshop na sua maioria foi em Inglês, porque por normal quem gosta de ir conhecer mais sobre a história do pastel de nata são os turistas, mas não tenham receio, podem-vos explicar tudo em Português!
Falando um pouco da receita em si, aprendemos desde fazer a massa folhada, para o pastel de nata que é diferente do croissant por exemplo, aprendemos a fazer o creme, todos os truques para colocar a massa na forma e como conseguir fazer nos nossos fornos em casa (que é algo importante...não é tão fácil como parece trabalhar com fornos!!!!)
A Base da receita é esta:
Ingredientes para massa folhada: - 325 g de farinha de trigo - alguma farinha para polvilhar - 175 ml de água - 10 g de sal - 250 g de margarina
Ingredientes para o creme: - 600 g de açúcar - 100 g de farinha de trigo - 1 litro de leite - 1 pedaço de casca de limão - 1 pau de canela - 170 g de gema de ovo (cerca de 10 ovos)
Aprendemos a misturar os ingredientes, com a ajuda de maquinas...mas também metemos a mão na massa claro! E tivemos oportunidade de colocar massa em 3 forminhas e acreditem...é mais difícil do que parece, mas claro que os nossos pasteis de nata ficaram deliciosos e com a massa muuuito estaladiça!
Foi uma tarde agradável e muito diferente do que estava à espera e claro tive a melhor companhia de aventuras! Manon <3
0 comentários