3 Noites no Porto | Outubro
Venho hoje aqui falar um pouco das minhas mini férias no Porto e claro dar-vos umas dicas de como podem aproveitar pouqinhos dias nesta bela cidade.
Acreditem ou não, adorava ter um blog de dicas de viagem mas com o meu problema de escrita é sempre um desafio ter motivação suficiente para transmitir o que quero.
Para ser sincera eu sabia que iria chover maior parte dos dias, mas nem isso me deteve a fazer a minha mala com conjuntos bonitos para as fotografias que tinha planeadas.
Não sei quanto a vocês mas antes de ir de ferias, primeiro pesquiso o "imperdível" na cidade em questão, seguido de uma longa procura de fotografias e histórias dos locais que mais me interessaram e claro fazer a escolha do que quero fazer em cada dia (que nunca resulta hahahaha) consoante a meteorologia.
Em termos de transportes, desta vez acabámos por ir de carro ( e pagar todo o estacionamento possível...juro não há parques gratuitos lá!) e andar praticamente para todo o lado a pé, pois tudo o que queria ver era pertinho, máximo 3 ou 4 km e apesar da chuva, não estava frio nem vento.
Onde Ficar
Pedi a alguns amigos nortenhos para me darem dicas de locais onde ficar, aconselharam-me afastar-me da baixa, mas na verdade é que acho que o Porto tem uma baixa muito maior que Lisboa e decidi procurar algo perto do que queria ver e da ribeirinha. Procurei Hoteis, AIRBNBs, residenciais e fiquei-me por uma Guest House na rua de Santa Catarina, super central ao lado do Majestic Cafe! Aconselho locais como Trindade e Aliados para começarem a vossa procura.
Escolhemos um quarto à minha medida, muito rococó mas moderno com aquele azul tiffany's maravilhoso, com WC privado renovado, lareira, varanda e uma cozinha e terraço comunitário muito acolhedor e tranquilo.
Normalmente nas minhas ferias acabamos apenas por fazer duas refeições grandes e um lanche, tipo pequeno-almoço, lanche, jantar, para não perdermos muito tempo, porque acabo sempre por só ter tempo de almoçar à hora que as cozinhas fecham!
Primeiro dia
Pequeno almoço? sim, no Majestic! (às 10 da manhã não tem fila)
Foi um pequeno almoço com um preço de luxo confesso, o chocolate quente não foi dos melhores que provei, mas a rabanada/frenchtoast que é especialidade deles, com creme de ovo e frutos secos é divinal!
Capela das almas de Santa Catarina, para tirar aquelas fotos incríveis com os azulejos portugueses.
Tentamos ir ao Mercado do Bolhão, mas infelizmente ainda está em obras e encontramos a Pérola do Bolhão uma Mercearia tradicional, fundada em 1917, com produtos frescos e tradicionais.
Livraria Lello (1h de fila exterior)
Como sabem a Livraria é dos locais mais visitados do Porto e talvez de Portugal, precisam de comprar um ticket de check-in na laterial e depois ir para a fila. Aconselho as 9h/10h/11h para ir ou depois das 14h. Para entrar são 5€, mas poderá ser descontado num livro à vossa escolha (so funciona em livros e so podem descontar um voucher em cada compra)
É complicado tirar fotos lá dentro, mas utilizando um bokeh effect as fotos resultam!
Ao lado da Livraria encontram um dos locais mais giros para ver a Torre dos Clérigos numa full frame, num jardim muito mimoso que vos conduz até à entrada, a Igreja do Carmo também está lá por perto e ....um segredo, param lá alguns eléctricos antigos durante uns bons minutos para poderem tirar fotos com a igreja como background!
Fomos descendo até à Sé do Porto e claro tivemos que passar pelo McDonals mais bonito da Europa, na avenida dos Aliados e estava CHEIO!
Quando chegamos à Sé, compramos o bilhete adiantado para a Sé e o Paço Episcopal (5€ os dois juntos e aconselho a 100%, parece um palacete em Vienna), pois fecham para almoço. Fomos então ver o miradouro da rua das Aldas e encontramos uma pequena taberna moderna (Taberna da Sé) para comer uns petiscos e beber um Porto Tónico ( se gostam de tónico, provem!).
Ao final do dia conseguimos ir ver alguns miradouros escondidos do Porto que ficam no Passeio das Fontainhas, acreditem, encontram lá os melhores miradouros para a ponte Dom Luis I. Basta procurarem locais pelo meio dos telhados e esperar pela golden hour <3. E claro aproveitei para passear pela ponte D.Luis I para fazer tempo para o Jantar.
Um sitio bom para comer, a Nova Casa Guedes, peçam a sandes de pernil com queijo da serra, ou a sandes chefe Guedes! não se vão arrepender (eu fui lá 3 vezes)
Segundo e terceiro dia.
0 comentários